A diretoria do Flamengo estuda o mercado para contratar reforços para a próxima temporada. Mesmo com a permanência do técnico Vanderlei Luxemburgo não sendo considerada certa pelos dirigentes, a ideia é se antecipar e usar o mês de dezembro para definir boa parte do plantel. Além de tentar manter os atletas que interessam, o clube trabalha para se reforçar, porém, com criatividade e sem colocar muito a mão no bolso. Afinal de contas, sem a vaga na Copa Libertadores, o orçamento para 2015 vai seguir a linha do presidente Eduardo Bandeira de Mello, ou seja, a prioridade vai ser equacionar as dívidas de gestões anteriores.
Uma das principais ideias é utilizar atletas que estão emprestados a outros clubes e que possam ser usados como moeda de troca. Um dos casos é o atacante Rafinha, que está cedido por empréstimo ao Bahia até o fim do ano. O jogador vem agradando na Boa Terra e o Flamengo estuda jogadores do Tricolor baiano que possam interessar para uma investida. Outros jogadores que estão emprestados e que podem seguir a mesma linha de negociação são os zagueiros Welinton e Renato Santos, o volante Val, os meias Rodolfo e Thomás e o atacante Bruninho. Alguns desses nomes podem ser oferecidos ao Volta Redonda-RJ como parte da compra dos direitos federativos do zagueiro Marcelo.
O Flamengo também pretende utilizar dívidas de alguns clubes para reforçar o elenco. A diretoria já entrou em contato com representantes do Grêmio por conta do valor que o clube gaúcho deve ainda referente à negociação envolvendo o meia Rodrigo Mendes. A ideia é conseguir que os gremistas liberem para a Gávea o lateral-direito Pará, de 28 anos, e o volante Matheus Biteco, de 19 anos. O primeiro é experiente e visto como um jogador para disputar posição com Leonardo Moura ou ocupar a vaga de titular caso este resolva se aposentar.
Já a negociação envolvendo Matheus Biteco é um pouco mais complicada, pois o jogador é tratado como uma das principais promessas do Grêmio, sendo constantemente convocado para a Seleção Brasileira olímpica pelo técnico Alexandre Gallo. os dirigentes grfemistas não negaram a possibilidade de acordo, mas só querem negociar quando encerrar a participação dos times no Campeonato Brasileiro.
Outra frente é mapear jogadores que não tenham os direitos federativos ligados a algum clube e que por isso a negociação envolva apenas o valor dos salários, com o clube não tendo que arcar com a negociação.
Além disso, o Flamengo está observando alguns jogadores que estão se destacando por equipes nas séries B, C e D e que possam reforçar o elenco em 2015. A ideia é atrair os atletas com a possibilidade de defenderem um grande clube.
Dentro de campo o Flamengo segue se preparando para a partida contra o Coritiba, neste domingo, às 17h (de Brasília), no Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ), pela 34ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com 44 pontos conquistados, o Rubro-Negro precisa de mais um triunfo para afastar matematicamente qualquer risco de rebaixamento. O time para este jogo será definido no treino desta sexta-feira à tarde no Ninho do Urubu. No sábado acontece um recreativo pela manhã e depois o início do período de concentração.
Fonte: ESPN