A despedida do Flamengo da Taça Rio sub-15 de futebol não foi justa com os resultados anteriormente obtidos pela equipe do treinador José Ricardo. E não ocorreu por causa de má atuação do elenco. Com o técnico permanecendo de forma interina para a semifinal do returno do Carioca Infantil, já que foi efetivado para o sub-20, o Fla teve mais uma boa atuação, assim como as outras que deram o título da Copa da Amizade Brasil-Japão e o status de formar base da Seleção Brasileira da categoria. A parte negativa do confronto contra o Vasco ficou por conta da arbitragem, que prejudicou claramente o Rubro-Negro na Gávea enquanto a bola estava rolando. Nos pênaltis, a sorte esteve do outro lado. Confira como foi a partida:
Não existe favoritismo quando se trata de clássico, mas não dava para negar que o Flamengo era um dos cotados para o título do segundo turno do Carioca sub-15. Imbatível antes de entrar em campo para a semifinal, o elenco permaneceu assim, mas não alcançou a classificação esperada. Depois de um primeiro tempo nervoso, típico de um jogo decisivo, o segundo tempo veio frenético, com entradas duras dos jovens jogadores e bons ataques para os dois lados. Numa das oportunidades, Vinicius correu em velocidade de trás da marcação e saiu para o abraço, abrindo o placar. No entanto, o juiz marcou um impedimento inexistente, que gerou revolta e abatimento nos Rubro-Negros. No ataque seguinte, aos 40 minutos, o Vasco fez 1 x 0 e já comemorava a vitória, quando o Fla se reencontrou e, nos acréscimos, empatou de cabeça, com Fábio.
Assim como na fase classificatória, um novo empate em 1 x 1 entre Flamengo e Vasco forçou as cobranças de penalidades, que agora valiam uma vaga na final da Taça Rio. Na primeira série, Pedrão marcou para os cruzmaltinos e Michael para o Fla. Na segunda, Ronaldo e Carvalheira desperdiçaram as suas cobranças. O Vasco pulou na frente com Lynnick, enquanto Luiz Henrique perdeu. Os cruzmaltinos ainda fizeram mais um, enquanto Thuler cobrou com a segurança de capitão e também fez. Na última cobrança vascaína, Hugo ainda defendeu, mas Luiz Henrique também parou no goleiro e o resultado em 3 x 2 ocasionou a eliminação. O Flamengo era o atual tricampeão da Taça Rio sub-15 e terminou essa invicto, com 11 vitórias e 3 empates. Essa geração ainda disputa a BH Cup Infantil, que acontecerá em dezembro, na capital de Minas Gerais.
Fonte: Flamengo em Foco